Monitorização do ar em salas de aula

Uma das principais razões para um pobre bem-estar em ambientes fechados é a alta concentração de dióxido de carbono (CO2) que deixa as pessoas ansiosas, sonolentas e incapazes de se concentrar.

A maioria das pessoas está ciente de que a poluição do ar exterior pode afetar a sua saúde, enquanto que os riscos de saúde relacionados com a qualidade do ar interior são amplamente subestimados. Estudos da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, Environmental Protection Agency) indicam que os níveis de poluentes no interior podem ser até cinco vezes mais altos do que no exterior. Além disso, a maioria de nós passa cerca de 90% do tempo dentro de portas com uma troca de ar insuficiente.

Logo, o nível de CO2 no ar pode ser uma óptima ferramenta para avaliar a qualidade geral do ar em ambientes fechados. 

É especialmente importante agora, quando a maioria dos alunos está a trabalhar em salas fechadas e a usar uma máscara - o nível de CO2 aumenta rapidamente quando mais pessoas passam longos períodos de tempo no mesmo espaço.
É aqui que um dispositivo como o Aranet4 pode ser uma ótima ferramenta para se lembrar de ventilar a sala quando realmente for necessário.
O Aranet4 existe em 2 versões:

  • Aranet4 HOME - Unidade individual que permite avisar por meio visual quem está na sala que os níveis prédefinidos de temperatura, Humidade, CO2 ou pressão atmosférica foram ultrapassados e a sala deve ser ventilada. Permite controlar e adquirir dados via bluetooth num smartphone.
  • Aranet4 PRO - Unidade que permite funcionar como individual ou ligada a um sistema centralizado Aranet PRO, permitindo avisar por meio visual, email ou SMS (opção) que os níveis prédefinidos de temperatura, Humidade, CO2 ou pressão atmosférica foram ultrapassados e a sala deve ser ventilada. O histório de dados é guardado na unidade central Aranet PRO