image

Hioki lança Pinça para Medida de Potência

Hioki lança a série de pinças de potência CM3286

Este instrumento oferece funcionalidades para ajudar o utilizador de nações em desenvolvimento a detetar roubos de energia

Base de desenvolvimento

Os técnicos responsáveis pela manutenção e gestão de equipamentos elétricos de edifícios e fábricas devem poder medir parâmetros como a corrente, tensão e potência. Por muitos anos, a Hioki forneceu clientes com pinças de medida de potência AC para uso em locais como estes. A nova série CM3286 series baseou-se nas funcionalidades da pinça anterior (a 3286) e adicionou a CM3286-01que inclui a funcionalidade de transmitir por via wireless valores medidos para smartphones através de Bluetooth®.

A série CM3286 também introduz uma nova funcionalidade para detetar roubo de eletricidade, uma área de grande procura em países em desenvolvimento. O roubo de eletricidade, um problema série nestes países, tem várias formas, incluindo a modificação de contadores de energia, roubo direto da rede e suborno de técnicos de leitura de contadores. O novo instrumento proporciona funcionalidades que ajudam o utilizador a detetar o roubo de eletricidade de forma a resolver este problema.

Principais aplicações

Trabalho elétrico, manutenção e gestão de equipamento elétrico e de poupança de energia

Principais características

1.  Medição rápida da corrente, tensão, potência e fator de potência

A série CM3286 pode medir uma variedade de parâmetros incluindo corrente, tensão, potência, fator de potência, frequência, ordem das fases e energia (por integração simples).

Principais parâmetros de medida
Tensão:   80.0 V a 600.0 V
Corrente: 0.060 A a 600.0 A
Potência: 0.005 kW a 360.0 kW (monofásica)
                0.020 kW a 623.5 kW (equilibrada, trifásica a 3 fios)
                0.040 kW a 1080 kW (equilibrada, trifásica a 4 fios)

2. Transmissão de valores medidos para um smartphone bastando fixar o valor (Só modelo CM3286-01)

Quando o utilizador fixa o valor medido (premindo Hold), esse valor é transmitido automaticamente para um smartphone ou tablet através de Blluetooth®. Adicionalmente, a aplicação GENNECT Cross pode ser usada para criar relatórios simples (em formato PDF) e para gravar dados em formato CSV para uma edição posterior no Excel.

3. Assistência na detecção de roubo de electricidadet

O roube de electricidade pelos métodos descritos em baixo é um problema grave em países em dedesenvolvimento . A série CM3286 proporciona funcionalidades que ajudam o utilizador a detector esses roubos.

(1) Modificação de contadores eléctricos

O ecrã dos contadores eléctricos mostra a quantidade de energia consumida mas podem ser modificados para que o valor que indicam seja inferior ao realmente consumido. A série CM3286 possui funcionalidades para comparar valores medidos com as leituras do contador, permitindo detectar alterações no Contador.

(2) Roubo directo da rede eléctrica

A electricidade pode ser roubada directamente directamente pela ligação à rede eléctrica às linhas que ligam directamente aos contadores no edifício, contornando os contadores. Acapacidade dos CM3286 de medir mesmo correntes muito baixas pode ser usada para detectar estas “puxadas” de onde se rouba electricidade.

 (3) Conduta ilícita com o pessoal de leitura de contadores

Os valores medidos e outros dados com o potencial de fornecer provas de roubo de electricidade são geridos com registos apontados à mão. Como consequência, é possível que os utilizadores de energia eléctrica subornem o pessoal encarregue da leitura dos contadores e garantir que estas provas são ocultadas. Usado em conjunto com a aplicação GENNECT Cross num smmartphone ou tablet, a CM3286-01 pode criar relatórios simples usando os valores medidos e informação sobre os locais das medições. O instrumento também incorpora outros mecanismos para prevenir modificações de informação adquirida, eliminando questões sobre fraude.

4. Medição de harmónicas (só modelo CM3286-01)
Usada em conjunto com a aplicação GENNECT Cross, a CM3286-01 permite ao utilizador enviar dados medidos para um smartphone ou tablet através Bluetooth®, podendo fazer a análise das harmónicas. (Esta capacidade será lançada no Outono de 2017.)

Para mais informações, clique aqui.